BolosReceitas

Bolo de Cenoura bem macio e delicioso para o lanche

Quem é que não ama um delicioso bolo de cenoura? Mas, já se deparou com um bolo pesado e sem sabor? Não se preocupe, pois esta receita é infalível! Com a quantidade perfeita de cenoura, nunca mais terá que se preocupar com proporções erradas e ainda pode adicionar gotas de chocolate para torná-lo ainda mais saboroso. Além disso, preparamos uma cobertura de chocolate super cremosa que é simplesmente irresistível!

E sabe o que é melhor? Essa receita também pode ser preparada no microondas! Em apenas 5 a 8 minutos, terá um delicioso bolo de cenoura pronto para saborear.

Bolo de Cenoura bem macio e delicioso para o lanche

Para prepará-lo, precisará dos seguintes ingredientes:

  • 250g de cenoura picada ou 2 ½ cenouras médias;
  • 2 xícaras de chá de farinha de trigo;
  • 1 ½ xícaras de chá de açúcar;
  • 4 ovos;
  • ½ xícara de óleo;
  • ¼ xícara de chá de gotas de chocolate (opcional);
  • 1 colher de sopa de fermento em pó;
  • 1 pitada de sal;
  • 6 colheres de sopa de chocolate em pó;
  • 2 colheres de sopa de açúcar;
  • 1 lata de creme de leite sem soro.

Modo de preparo:

  1. Para preparar a massa, basta colocar ½ xícara de chá de óleo, 4 ovos, ½ colher de chá de essência de baunilha e 250g de cenoura ralada no liquidificador e bater até obter um “suco”.
  2. Em seguida, adicione o açúcar, uma pitada de sal, 2 xícaras de chá de farinha de trigo e misture bem. Por último, adicione 1 colher de sopa de fermento químico em pó.
  3. Despeje a mistura em uma forma untada e enfarinhada, acrescente as gotas de chocolate se desejar e leve ao forno preaquecido a 200°C por cerca de 30 a 40 minutos, ou até que o palito saia limpo.
  4. Para preparar a cobertura, coloque 1 lata de creme de leite sem soro, 6 colheres de sopa de chocolate em pó e 2 colheres de sopa de açúcar em uma panela e cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre, até começar a ferver.
  5. Cozinhe por mais 2 minutos e retire do fogo. Espere a cobertura esfriar e coloque por cima do bolo, decorando como desejar.

Notas importantes para a receita de bolo de cenoura

Ao preparar o bolo de cenoura, é fundamental utilizar a quantidade adequada de cenouras, pois isso influencia diretamente no resultado final. Se você não tem uma balança de cozinha, pode utilizar 2 e ½ cenouras médias ou duas xícaras de cenoura ralada.

As gotas de chocolate são um adicional opcional na receita e você pode utilizar chocolate picado ou até mesmo não colocar nada. A utilização ou não de chocolate não afeta o resultado final do bolo.

A farinha de trigo tradicional e sem fermento foi a única utilizada nos testes desta receita. Caso você queira utilizar outro tipo de farinha, é recomendável fazer um teste antes para avaliar o resultado final.

Caso você não queira utilizar óleo, pode substituí-lo por manteiga derretida, óleo de coco ou qualquer gordura líquida na mesma proporção. Não é recomendável utilizar azeite, pois o sabor é muito forte. Se optar por manteiga ou óleo de coco, lembre-se de deixá-los em temperatura ambiente, pois na geladeira eles ficarão duros.

O bolo fica bastante doce, mas caso prefira uma sobremesa mais suave, pode retirar ½ xícara de açúcar. Assim, você poderá caprichar ainda mais na cobertura.

Para uma melhor consistência, recomenda-se utilizar o creme de leite de lata, pois ele possui maior teor de gordura. Utilize-o sem o soro. Caso prefira, pode utilizar o creme de leite fresco ou nata.

O chocolate em pó utilizado na receita não é achocolatado. Utilize chocolate em pó ou cacau meio amargo.

A calda utilizada nesta receita fica cremosa, como uma ganache de chocolate em barra. Ela não fica dura.

Para conservar o bolo, consuma-o em até 4 dias em temperatura ambiente. Caso deseje, pode conservá-lo na geladeira por até 10 dias ou congelá-lo, devidamente embalado, por até 3 meses. Para descongelar, basta deixar o bolo em temperatura ambiente. É possível congelar o bolo já com a calda.

Gostou da receita?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo